NOTÍCIAS

Mais de 2 mil imigrantes são resgatados em dia dramático no Mediterrâneo

05 May, 2015

Mais de 2 mil imigrantes que tentavam chegar à Europa foram resgatados no mar Mediterrâneo nesta sexta-feira (14) em uma série de resgates dramáticos e uma pessoa foi encontrada morta, disseram autoridades e testemunhas.

Um porta-voz da guarda costeira italiana disse que 19 operações de resgate pela guarda costeira ou barcos operados por organizações não governamentais salvaram um total de 2.074 imigrantes de 16 embarcações de borracha e três pequenos barcos de madeira.

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) informou em publicação no Twitter que um adolescente foi encontrado morto em um embarcação de borracha cujos passageiros foram resgatados por seu barco Aquarius.

“O mar continua sendo um cemitério”, informou o MSF no Twitter.

O porta-voz da guarda costeira confirmou que uma pessoa morreu, mas não deu mais detalhes.

O MSF informou que dois de seus barcos, Aquarius e Prudence, resgataram cerca de mil pessoas de nove embarcações.

Refugiados desesperados lutavam para continuar boiando após deslizarem para fora da embarcação em que estavam durante operação de resgate pelo Phoenix, um navio do grupo de resgate Migrant Offshore Aid Station (Moas).

Imagens de vídeos mostraram membros das equipes de resgate mergulhando nas águas da costa da Líbia para ajudá-los.

“Em 19 anos cobrindo a história da migração, nunca vivenciei nada como isto hoje”, disse o fotógrafo da Reuters Darrin Zammit Lupi, que estava a bordo do Phoenix.

Em uma operação, o Phoenix resgatou 134 pessoas, todas de países da África Subsaariana, disse.

Os resgatados por barcos do Moas e MSF foram transferidos para embarcações da guarda costeira italiana, que também resgatou outros imigrantes, para serem levados para portos italianos.

De acordo com a Organização Internacional para a Migração, quase 32 mil imigrantes chegaram à Europa pelo mar até o momento neste ano. Mais de 650 morreram ou estão desaparecidos.

Fonte:G1

Bombeiros encontram corpos de irmãos de 17 e 19 anos que sumiram em rio de Biguaçu

05 May, 2015

Foram encontrados por volta das 17h40 desta sexta-feira (14) os corpos de dois irmãos, de 17 e 19 anos, que haviam desaparecido após escorregarem de uma pedra durante a tarde no rio Biguaçu, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. O tio dos jovens, de 36 anos, pulou no rio para tentar salvá-los, mas seguia desaparecido até a publicação desta notícia.

De acordo com o tenente-coronel Giovanni Matiuzzi, comandante de operações aéreas do Corpo de Bombeiros, o helicóptero Arcanjo foi acionado às 16h para fazer as buscas por três pessoas que haviam afundado no rio, na localidade de Três Riachos.

O Instituto Médico Legal foi acionado. Segundo o comandante, por causa do horário, as buscas dos mergulhadores pelo homem de 36 anos seriam suspensas no início da noite e retomadas no início da manhã de sábado (15).

"Eles [corpos] estavam bem próximos ao local onde desapareceram, nos fundos de um CTG (Centro de Tradições Gaúchas", disse o tenente-coronel, ao explicar a decisão de concentrar as buscas naquela região.

Segundo ele, os três aproveitavam o dia com outras pessoas da família. "O Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] foi para o local para atender os familiares. A mãe estava muito desolada", afirmou o comandante.

atiuzzi afirma que a correnteza do rio não estava forte quando os bombeiros chegaram. Segundo informações dos familiares, os jovens não sabiam nadar.

Fonte:G1

'Star Wars: Os últimos Jedi' ganha primeiros teaser e pôster; assista

05 May, 2015

A Disney divulgou nesta sexta-feira (14) o esperado primeiro teaser de "Star Wars: Os últimos Jedi" em um evento em Orlando, nos Estados Unidos. A Star Wars Celebration, que começou nesta quinta-feira (13), comemora os 13 anos da saga. Assista ao vídeo acima.

Com pouco mais de dois minutos, o vídeo revela o primeiro encontro entre Luke Skywalker (Mark Hamill) e Rey (Daisy Ridley), no qual a jovem discípula aprende a usar a Força na mesma ilha onde "O despertar da Força" terminou.

"Respire, apenas respire. E, agora, concentre-se. O que você vê?", pergunta Luke.

"Luz. Escuridão. O equilíbrio", responde Rey.

"É muito maior", replica o Jedi.

A Disney já havia mostrado imagens do Episódio VIII, que estreia no Brasil no dia 15 de dezembro, mas é a primeira vez que exibe um teaser do filme, que srá dirigido por Rian Johnson ("Loop

O filme também ganhou seu primeiro pôster, com Luke, Kylo Ren (Adam Driver) e Rey como destaques. A heroína aparece em uma pose que é uma clara homenagem ao primeiro cartaz do primeiro filme

A hashtag #TheLastJedi (título original) ficou em primeiro entre os trending topics do Twitter e o vídeo foi visto por milhares de pessoas desde que foi postado.

Os estúdios Disney esperam atingir as mesmas cifras do Episódio VII, que arrecadou quase US$ 2,1 bilhões em todo o planeta.

Fonte:G1

Uzbequistão avisou sobre radicalização do autor do atentado de Estocolmo

05 May, 2015

O suposto autor do atentado de Estocolmo foi recrutado pelo grupo Estado Islâmico (EI) e as autoridades do Uzbequistão alertaram os serviços secretos de um país ocidental sobre sua radicalização, anunciou o ministro das Relações Exteriores desse país.

Segundo Abdulaziz Kamilov, Rajmat Akilov foi recrutado pelo EI enquanto estava na Suécia.

"Em 2014, Rajmat Akilov partiu para Estocolmo, onde trabalhou em várias obras de construção. Durante permanência no exterior, foi recrutado através da internet por emissários da organização terrorista Estado Islâmico", declarou à imprensa.

"Esta informação sobre as ações de Rajmat Akilov foi transmitida a um de nossos sócios ocidentais para que informasse a Suécia", prosseguiu, sem informar de que país se tratava.

"O ministério das Relações Exteriores não recebeu essas informações", declarou por sua parte uma porta-voz da diplomacia sueca, Victoria Bell.

Quatro pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas em 7 de abril quando um caminhão atropelou a multidão na avenida mais movimentada de Estocolmo.

Rajmat Akilov, um uzbeque de 39 anos detido horas depois, admitiu ser o autor do atentado.

Fonte:G1

PROPAGANDA